A inteligência Comportamental é um tema em destaque no mundo corporativo atual por influenciar diretamente no resultado das organizações. É através dela que colaboradores e lideranças conseguem compreender e gerir as próprias emoções, interações e comportamentos, assim como dos indivíduos ao seu redor. Isso é relevante por permitir o entendimento do que motiva as ações e atitudes de cada uma das pessoas, melhorando a comunicação, os resultados e, principalmente, os relacionamentos no ambiente laboral.
A inteligência comportamental é composta por várias competências, mas, principalmente, empatia, escuta ativa, autoconhecimento e adaptação.
Vamos a cada uma delas?
A empatia não se trata de compreender somente uma pessoa, mas todo o time de trabalho (empatia multifocal), validando sentimentos e reagindo adequadamente a qualquer emoção ou reação do outro e da equipe.
A escuta ativa é fundamental na compreensão e valorização de todos, respeitando cada qual em seu espaço, proporcionando troca de ideias e resolução de conflitos em um ambiente ético, seguro e com uma comunicação eficiente e humanizada.
Para se chegar em plenitude a essas softskills, é imprescindível o autoconhecimento. Sem nos conhecer, como poderemos compreender e escutar o outro, prever nossas atitudes e agir de forma contextualizada?
Por último, a “cereja do bolo”, a capacidade de adaptação, por ela envolver a flexibilidade que permite aos colaboradores se ajustar à forma de comunicação, demandas e necessidades da empresa.
Concluímos que a empatia propicia uma conexão interpessoal e um entendimento de diversos pontos de vista, que ocorre por meio de uma escuta ativa, que respeite a diversidade de opiniões e experiências de cada individuo. Para obter esse resultado, é primordial se conhecer e se adaptar ao cenário e realidade da empresa, melhorando a própria performance e de toda a equipe.
Como fazer isso? Promovendo treinamentos, workshops, feedback estruturados e direcionados, mas, especialmente, criando um ambiente empresarial muito mais gostoso de se trabalhar e que valorize a inteligência comportamental, ferramenta poderosa, que torna o ambiente corporativo e as pessoas mais leves, humanas, eficazes e comprometidas com os resultados.
https://febradisk.com.br/revista_leitura.php?id=105




