Inteligência Comportamental: Como Praticar

A inteligência Comportamental é um tema em destaque no mundo
corporativo atual por influenciar diretamente no resultado das organizações. É
através dela que colaboradores e lideranças conseguem compreender e gerir
as próprias emoções, interações e comportamentos, assim como dos
indivíduos ao seu redor. Isso é relevante por permitir o entendimento do que
motiva as ações e atitudes de cada uma das pessoas, melhorando a
comunicação, os resultados e, principalmente, os relacionamentos no ambiente
laboral.
A inteligência comportamental é composta por várias competências,
mas, principalmente, empatia, escuta ativa, autoconhecimento e adaptação.
Vamos a cada uma delas?
A empatia não se trata de compreender somente uma pessoa, mas todo
o time de trabalho (empatia multifocal), validando sentimentos e reagindo
adequadamente a qualquer emoção ou reação do outro e da equipe.
A escuta ativa é fundamental na compreensão e valorização de todos,
respeitando cada qual em seu espaço, proporcionando troca de ideias e
resolução de conflitos em um ambiente ético, seguro e com uma comunicação
eficiente e humanizada.
Para se chegar em plenitude a essas softskills, é imprescindível o
autoconhecimento. Sem nos conhecer, como poderemos compreender e
escutar o outro, prever nossas atitudes e agir de forma contextualizada?
Por último, a “cereja do bolo”, a capacidade de adaptação, por ela
envolver a flexibilidade que permite aos colaboradores se ajustar à forma de
comunicação, demandas e necessidades da empresa.
Concluímos que a empatia propicia uma conexão interpessoal e um
entendimento de diversos pontos de vista, que ocorre por meio de uma escuta
ativa, que respeite a diversidade de opiniões e experiências de cada individuo.
Para obter esse resultado, é primordial se conhecer e se adaptar ao cenário e
realidade da empresa, melhorando a própria performance e de toda a equipe.
Como fazer isso? Promovendo treinamentos, workshops, feedback
estruturados e direcionados, mas, especialmente, criando um ambiente
empresarial muito mais gostoso de se trabalhar e que valorize a inteligência
comportamental, ferramenta poderosa, que torna o ambiente corporativo e as
pessoas mais leves, humanas, eficazes e comprometidas com os resultados.

 

https://febradisk.com.br/revista_leitura.php?id=105

 

Posts relacionados